Falta padrão para medir sucesso de marketing em mídias sociais, diz estudo

Publicado em 19/01/2012 às 17:16 por Ana Lúcia Moura Fé. Nenhum comentário

 

Pesquisa realizada pela Wildfire, fornecedora de plataforma de mídia social, junto a 700 profissionais de marketing ao redor do mundo, revela que mídia social deixou de ser um investimento incerto e se tornou canal estratégico de longo prazo para muitas empresas. Por outro lado, o mercado ainda está focado nas etapas iniciais dessa estratégia, e ainda carece de padronização no que se refere à medição do retorno dos investimentos nessa área.

O estudo revele que 97% dos entrevistados acreditam que mídia social beneficia seus negócios, e 75% querem aumentar os investimentos nessa área este ano. Os dados indicam que  as empresas avançam por meio de três abordagens principais, que são aumento da base de fãs e seguidores, engajamento e monetização. Esta última etapa, entretanto, ainda não está no foco da estratégia da maioria.

As respostas também evidenciaram que não há padronização para medição de retorno do investimento (ROI). As principais medidas em vigor atualmente são monitoramento do aumento dos fãs, “likes”, comentários e interações (38%), aumento na receita (24%) e aumento do reconhecimento da marca (15%).

Muitas empresas acreditam que manter páginas no Facebook traz benefícios para o seu negócio, e as principais razões citadas são a obtenção de novos consumidores (44%),  maiores taxas de conversão (18%) e compras mais frequentes (18%).

Confira infográfico com os dados compilados da pesquisa (em inglês).

 

 

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