Twitter tira vantagem de esforços da concorrência e lucra com anúncios móveis

Publicado em 28/03/2013 às 12:34 por Ana Lúcia Moura Fé.

 

 Twitter

A publicidade em dispositivos como smartphones e tablets reponderá este ano por mais da metade (53%) da receita com anúncios do Twitter, ou US$ 308,9 milhões (de um total de US$ 582,8 milhões). Isso é mais do que a companhia obteve em 2012 em receitas com todo tipo de anúncio.

killdumps

Por volta de 2015, mais de 60% das receitas globais do microblog com anúncios (US$ 1,33 bilhão) virão de anúncios móveis (US$ 811,3 milhões).

Ressalte-se que há menos de dois anos, no fim de 2011, a contribuição do ambiente móvel para o volume de receitas publicitárias do microblog era virtualmente nula

As informações são da eMarketer, que reviu para cima as suas previsões relativas ao microblog para 2013 e 2014 (veja nos gráficos abaixo, em inglês.)

De acordo com a consultoria, é no negócio de anúncios móveis que o Twitter experimentará o maior crescimento incremental nos próximos dois anos .

Os analistas da consultoria destacam, entre os vários motores por trás da rápida construção do negócio de publicidade móvel do Twitter, o fato de o microblog se beneficiar dos esforços da concorrência.

Empresas como Google e Facebook têm focado a mobilidade em suas estratégias, aumentando ofertas de anúncios móveis e convencendo anunciantes a transferir orçamento publicitário para o ambiente móvel.

Os pesquisadores também destacam a facilidade com que anúncios no Twitter podem ser fornecidos em grande volume a vários dispositivos. Mencionam ainda o lançamento da API de anúncios da rede social, em fevereiro deste ano, e a ampliação do alcance da plataforma de relacionamentos.

A hegemonia dos Estados Unidos, como origem da maior fatia do bolo publicitário do Twitter, manter-se-á, segundo a eMarketer. O país norte-americano deve responder este ano por 83% do valor total dessas receitas, contra 90% em 2012.

Essa participação, entretanto, apresenta curva descendente. A previsão é que em 2015 a receita publicitária do microblog gerada fora dos Estados Unidos chegue a US$ 319 milhões, ou 24% do total mundial, contra apenas 10% em 2012.

070-462

 
Previsões de receitas totais do Twitter com publicidade
2011: US$ 139,5 milhões
2015: US$ 1,33 bilhões
 
 
Previsões de receitas do Twitter com publicidade móvel
2012: US$ 138,4 milhões
2015: US$ 811,3 milhões
 
 
Receitas globais do Twitter com publicidade móvel
Receitas nos EUA versus Receitas fora dos EUA