Em breve o Governo irá anunciar o calendário de pagamento do Imposto Automotivo

O Governo do Estado do Minas Gerais deverá definir e anunciar em breve o calendário de pagamento e demais regras referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Minas Gerais 2024.

Abaixo os contribuintes proprietários de veículos emplacados no Estado do Minas Gerais poderão obter informações e se preparar para o pagamento do imposto, inclusive obtendo descontos.

Outro imposto de importância é o Licenciamento Minas Gerais, que é de caráter obrigatório, assim como o IPVA e o DPVAT, e caso não for pago, traz inúmeros problemas, como multas, perda de pontos na CNH e até mesmo apreensão do veículo.

A Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ MG e o Departamento Estadual de Trânsito DETRAN MG, órgãos responsáveis pela cobrança e fiscalização do IPVA esperam que no próximo ano os contribuintes paguem cerca de 3,5% mais barato em relação ao último exercício.

Este percentual se refere à desvalorização dos veículos, que é apontada pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Os valores desta tabela servem de base de cálculo para o imposto.

A frota atual do estado é de aproximadamente 1,7 milhão de veículos. A expectativa do estado é que sejam arrecadados R$ 450 milhões com o IPVA Minas Gerais 2024, sendo que 50% desse total são repassados no ato do recolhimento ao município onde o veículo estiver emplacado.

Pagamento e Descontos

O que se espera é que a SEFAZ conceda direito a descontos a quem pagar o imposto de forma antecipada, em Cota Única.

O desconto será de 5% para o proprietário que quitar o débito até o dia 10 do mês de vencimento da placa do veículo, lembrando que os vencimentos ocorrem em meses diferentes de acordo com o número final da placa.

O pagamento poderá ser realizado também em até três vezes mensais, iguais e sucessivas. Em caso de atraso com seus compromissos o contribuinte terá que pagar juros e multas.

Se informe sobre o pagamento do Licenciamento 2024 também.

Consulta DETRAN e 2 Via IPVA

A Guia de Recolhimento poderá ser emitida a partir de janeiro no da Secretaria de Estado da Fazenda. O contribuinte poderá parcelar e emitir o boleto num mesmo acesso, no qual serão listados os débitos e os possíveis parcelamentos.

Consultas do IPVA Minas Gerais 2024 também estarão disponíveis no DETRAN MG.

O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil e correspondentes bancários, como o Banco Postal (Correios), Banco da Amazônia, Sicredi, Bancoob, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Unibanco, Primacredi e Santander.