Pagamento do IPVA RS antecipado oferece desconto

IPVA 2021 RS – Se você é uma pessoa física ou jurídica que tem um veículo automotor em Rio Grande do Sul (RS) deve pagar o IPVA 2021 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), ou seja, o imposto que incide em pessoas que possuem um carro. O contribuinte que antecipar o pagamento do IPVA 2021 Rio Grande do Sul de forma integral, receberá um desconto de 5% ou 10%, dependendo da data em que for realizá-lo, e vale lembrar que a alíquota que deve ser paga do imposto varia de acordo com o Governo de cada estado.

Saiba agora tudo sobre o pagamento deste imposto que é considerado como um dos mais importante do País, e caso reste algum tipo de dúvida, leia todo o artigo abaixo para que o usuário consiga esclarecer todas elas de forma prática e bem explicada.

O Imposto de Renda sobre a Propriedade de Veículos Automotores tem como principal objetivo arrecadar dinheiro e é cobrado apenas para os veículos que circulam por terra, ou seja, ele não será cobrado a nenhum outro tipo de veículo que não se enquadrem nesta categoria como por exemplo lanchas, barcos e etc.

Os proprietários de veículos devem ficar bem atentos ao calendário de pagamento do IPVA de 2021. Acesse o site do Detran RS para ver a data de vencimento, conforme o final da placa do seu carro. Se preferir, você também pode pagar o IPVA 2021 RS parcelado em três, porém sem desconto. Após o vencimento, você deverá pagar o imposto de forma integral e ainda com correção monetária, juros e multas.

Consulta IPVA RS

Você pode acessar o site do DETRAN-RS para consultar os débitos referentes ao seu veículo, como as multas já processadas, os débitos de taxas de licenciamento, o IPVA 2021 RS e o seguro obrigatório. Digite a placa e o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) do seu carro, depois clique em consultar.

Pagamento IPVA RS

Você pode solicitar a um atendente da SEFAZ-RS ou do DETRAN-RS que emitam os boletos de pagamento do imposto. Neste caso, você deve procurar a SEFAZ-RS e aproveitar a oportunidade para parcelar a dívida em até seis vezes. Você poderá efetuar o pagamento IPVA 2021 RS na seguinte rede credenciada, entre outros:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú Unibanco;
  • Caixa Econômica Federal.